17 de janeiro de 2016

Estilos Femininos - Glam

O estilo Glam surgiu em Londres no fim dos anos 60 com características muito próprias, trazendo uma versão mais sensual, acima de tudo repleta de romantismo. O Glam traz um glamour mais alternativo e criativo. É um luxo que parte de looks simples onde pequenos detalhes e acessórios podem mudar tudo.Uma composição de jeans e camiseta fica com cara de glam se se colocar um casaco com lantejoulas por cima, por exemplo.

Glam rock é o principal representante do estilo, as características marcantes são o brilho, lantejoulas, cores vibrantes e um salto bem alto. O género que surgiu na Inglaterra na década de 70. Atualmente os visuais são mais modernos e menos coloridos, mas ainda assim muito glamorosos.




Retrô glam é outro grande género e tem como ícone ninguém menos que Marilyn Monroe. Saias plissadas, grandes decotes, vestidos com a cintura marcada e um ótimo salto agulha são algumas das marcas.


O Glam chic é inspirado na Audrey Hepburn, tem como características roupas com linhas suaves e desenhos mais simples, joias delicadas, salto stiletto, e, é claro, um vestidinho preto.


Selena Gomez

Estilos Femininos - Gipsy

De uns tempos pra cá, o que pudemos ver na moda foi a alta da tendência étnica. É certo que, desde sempre, tanto as etnias quanto os movimentos culturais influenciam a forma como nos vestimos. Foi exatamente assim que surgiu o estilo gypsy.


Totalmente inspirado nos ciganos, que, por sua vez, já eram adeptos da mistura de influências culturais.



 As cores são o seu forte, tecidos com aplicações e pedrarias, bordados e muitos acessórios compõe esse estilo. As peças chaves deste estilo são: Ombros de fora, saias longas, bordados, estampados, calças,lenços, sobreposições, pedrarias, bordados e muitos acessórios. 

Jennifer Lopez

Estilos Femininos - Futuristic ou Futurista

Movimento que surgiu na Itália, em 1909, foi criado pelo poeta italiano Filippo Tommaso Marinetti, quando ele publicou o primeiro Manifesto do Futurismo Foundation, que proclama a rejeição frontal do passado, a tradição e a defesa de uma nova ordem moderna, dominada pela máquina, a velocidade e a cidade. O  Futurismo surgiu em Milão e  da cidade de  Lombard espalhou-se rapidamente,por alguns países europeus,  se deslocando para  Paris, onde foi estabelecido o outro centro de produção futurista.

O estilo Futurista iniciou-se em 1962 graças ao estilista Paco Rabanne que procurava usar materiais inovadores para aquela época, até então nunca utilizados em termos de moda. A sua primeira criação futurista não foi muito bem aceita em função do público alvo ser muito conservador e bastante arraigado a moda em voga.

O seu processo criativo era resultante do aproveitamento de metais, plásticos, vinil, que lhe possibilitam fazer várias experiências na moda, dando-lhe um cabedal de conhecimentos e uma criação absoluta, em termos de novos conceitos.
Em 1992 que Paco Rabanne começou utilizar e imaginar a reciclagem e reutilização de muito objetos. A partir de garrafas de água mineral, ele criou um vestido com linhas rectas e forma limitada.


O tecido "holográfico" está a chegar aos poucos e a conquistar celebridades e fashionistas. Surgindo como tendência nas principais passarelas internacionais.


Lady Gaga



Estilos Femininos - Folk

O estilo Folk é uma mistura diferente, que parece hippie, mas que tem também referências românticas e country.
O Folk foi um movimento musical dos anos 60 e que teve como principal marca a mistura do rock’n roll com a sonoridade das músicas folclóricas norte americanas e canadenses.




Os materiais usados são: algodão, feltro, camurça, pele, jeans, crochê, entre outros criam looks capazes de promover uma mistura que vai do rústico ao romântico.
Entre os elementos hippies mais típicos que marcam o estilo folk estão as franjas, tecidos crus e acessórios artesanais com influências indígenas. Já com uma pegada mais country, se destacam as botas, peças de couro, cintos e chapéus, enquanto a inspiração romântica fica por conta de vestidos, saias ou batas estampadas florais, xadrez ou de padrões étnicos.

Quanto às cores, o estilo folk se desataca pelos tons terrosos, que variam entre diferentes tonalidades de castanho, bege,bordô, amarelo torrado e castanho chocolate.

Drew Barrymore

Estilos Femininos - Equestre

O estilo Equestre tem como influência o universo dos cavalos e do hipismo.

As mulheres usavam antes de 1920 saias de equitação com bermudas por baixo, pois montava sidesaddle. A tendência da moda equestre era de muito volume, com camisas e saias volumosas.



 Lá por 1920 empresas americanas começaram a produzir calças de montaria para mulheres, os culotes. Em 1930, o estilo equestre passou a ser um estilo que podia ser visto nas revistas de moda. Já em 1970 a moda equestre estava em alta e nas ruas. Não só o estilo clássico, mas também o western. Já nos anos 80 os culotes eram largos e estilosos. Com o surgimento do tecido stretch os culotes passam a ser mais ajustados nos anos 90. As casacos aparecem mais acinturadas.


Culotes (calças)
As peças deste estilo destacam-se por calça jeans, blusões, luvas, bota de montar, calça de montar, cachecol, camisas, coletes, blazer, lenços variados, casacos quentinhos de lã e galochas. As cores mais usadas são neutras e os cortes das peças são mais clássicos. As texturas e os materiais, são revestimentos em pele, couro e camurça são os mais frequentes. Nas cores podemos contar com os beges, castanho, alguns laranjas, vermelhos verdes e algumas combinações clássicas e elegantes de preto e branco.


Kate Middleton

Estilos Femininos - Emo

Emo ou Emocore é um género musical pertencente ao Rock tipicamente caracterizado pela musicalidade melódica e expressiva, e por vezes letras confessionais.
Originou-se entre o Hardcore punk em meados de 1980 em Washington DC, onde era conhecido como "emotional hardcore" ou "emocore". Como o estilo contemporâneo foi ecoado por bandas de Punk rock, o som e significado mudaram e transformaram-se com a mistura ao Indie rock e a entrada como um subgénero do mesmo, no início de 1990. Até meados dos anos 1990 numerosos actos emo surgiram a partir do meio-oeste e da região central dos Estados Unidos, e várias gravadoras independentes começaram a especializar-se no género.
Entretanto, a subcultura Emo dos anos 2000 bem como vestuário e estereótipos emocionais a ela associados saíram de moda no começo da década de 2010.



As roupas dos emos geralmente são pretas, usam calças jeans justas, tshirts apertadas e curtas, cintos e pulseiras pretas são acessórios comuns, os calçados são All-Star clássico ou semelhantes, podendo até utilizar uma peça ou outra de cor clara. Na maquilhagem o lápis preto nos olhos, batom preto, muitas vezes verniz preto, inclusive para os rapazes. Os cabelos bem tingidos de preto, azul, rosa, vermelho, branqueados ou mesmo loiros, também são destaques em penteados das meninas emo, franjas longas caídas no rosto. Todo o tipo de tatuagem e piercings pelos olhos, boca, língua.

Avril Lavigne

Estilos Femininos - Dandy

Cortes impecáveis, materiais nobres e muito estilo e refinamento sempre foram marcas do estilo Dandy, que surgiu por volta de 1700 na Inglaterra. A importância dada ao vestir era imensa, nenhum esforço era poupado para se apresentar da melhor maneira possível, extravagância e luxo eram palavras chave dos homens do grupo. 




Jaquetas, casacos, blazers, shorts, calças e camisas inspiradas na alfaiataria masculina são as peças que caracterizam esse estilo. Os tecidos são mais clássicos e refinados. Mas a ideia não é vestir-se como homem e sim dar um toque feminino e elegante ao look com colares, pulseiras, malas, etc. 

Emma Watson

Estilos Femininos - Cowgirl

O estilo Cowgirl  nasce no fim do século XVII quando os Estados Unidos se tornaram independentes.Foi no velho oeste que nasceram os famosos homens do gado. Os cowboys/cowgirls adoptaram um traje típico em meados do século XIX  e que se adaptava ao clima do Texas.


Entre as peças mais representativas deste estilo estão as botas de cano alto e de couro, as calças largas em baixo, o colete e o chapéu estilo borsalino.

Cameron Diaz

Estilos Femininos - Country ou Campestre

O estilo country que conhecemos e temos referências de moda hoje em dia, veio do Oeste americano nos anos 70. O conjunto era caracterizado pelo uso das botas, jeans desbotados e rasgados, camisa xadrez, lenço no pescoço, coletes, cintos gigantes de metal e o chapéu típico.

Muita coisa mudou dos anos 70 para cá, aquela figura do cowboy foi se alterando até chegar o que é hoje. A diferença do country de hoje em dia e do country pioneiro, lá dos anos 70 é questão de exagero.
Desde que seja jeans pode usar calças, calções, saias, vestidos, macacões, casacos e até camisas, desde que possuam uma lavagem azul tradicional. Pode usar com camisas, tshirts, ou até camisas de tecido. Quanto às cores, os tons crus, que são mais rústicos. Os macacões também são peças-chaves nesse estilo. Pode-se usar, com uma blusinha por dentro, um cinto de cabedal e uma bota por dentro da peça. O look por si só tem que ser minimalista e ir direto ao ponto.
Vestidos também são uma ótima ideia. Dá-se um toque de feminilidade e romantismo ao visual.
As camisas jeans pode-se aproveitar e colocar outras peças do estilo country e compor um visual. As franjas, por exemplo, ficam ótimas em peças de cabedal.




Os jeans é um elemento essencial para compor um look country.

Miley Cyrus

Estilos Femininos - Colegial

O Estilo Colegial inspirado no look das estudantes do ensino preparatório do nordeste dos Estados Unidos nos anos 50, é composto por peças de rigor, um tanto elitistas. Atualmente com menos etiqueta do que antigamente, o estilo colegial tende a inspirar-se nas séries americanas, conservando algumas peças obrigatórias sóbrias e clássicas, a usar para um look irrepreensível.


Em termos de indumentária, há que privilegiar os pólos, os mocassins e as calças Chino. No que diz respeito às cores, não se esqueça dos tons pastéis. Um look colegial à maneira não faz sentido se não incluir algumas riscas ou pintas, que poderá sobrepor graças às suas camisas, às suas camisolas e aos seus pólos.



Os tons naturais impõem-se. A pele é unificada e as maçãs do rosto são ligeiramente realçadas com uma pincelada de blush. Os cabelos são alisados e bem arranjados, atrás das orelhas, com a risca ajeitada para o lado.


As peças mais importantes são meias 7/8, saias plissadas, camisas, blazers e bolsas carteiro.

Avril Lavigne

Taylor Swift

16 de janeiro de 2016

Estilos Femininos - Boho

Boho é o termo que vem de "bohemian of soho", um movimento francês que surgiu em NY nos anos 20 entre um grupo de intelectuais que misturavam arte e moda.  As pessoas consideradas "boémias" são aquelas que levam uma vida fora dos padrões, normalmente artistas e intelectuais que não concordam com as regras da sociedade.
Nos anos 60/70 em Londres o estilo Boho ficou bem popular, especialmente no bairro Soho (bairro londrino). O estilo boho é, na verdade, uma mistura de vários estilos: o hippie, o étnico, o boémio, o folk, o vintage. É um estilo com bastante atitude, que leva bastante em conta o conforto. As característica é o desleixo premeditado para um dia a dia bem informal.




Depois de um tempo ganhou a versão Boho Chic, que é a mistura de peças boho com peças mais chiques, de marca, caras e desconfortáveis (salto alto, calças de couro super justas, etc), ou seja, o oposto do Boho!



Nos elementos principais do boho,  tecidos fluidos, saias longas, túnicas, vestidos esvoaçantes, calças boca-de-sino e calções com cintura alta. Nos pés, botins tipo cowboy e sandálias. Croché, cabedal castanho, camurça e renda marcam presença nos looks. Nos acessórios, cintos largos, colares compridos, anéis grandes e bolsas de franjas. Tudo com algum bordado ou miçangas, penas e pedras. 

Vanessa Hudgens

Estilos Femininos - Andrógeno

O estilo Andrógeno é uma mistura de características femininas e masculinas em um único ser, ou uma forma de descrever algo que não é nem masculino, nem feminino.
É muito mais que tendência, é um estilo de vida que mexe com questões sexuais e comportamentais. Os andrógenos são pessoas que misturam características femininas e masculinas em um só visual, são pessoas de personalidade, que não se importam com a opinião da sociedade e assumem seu estilo sem medo.

Tilda Swinton


Este estilo começou mais ou menos nos anos 20, as mulheres perderam as curvas e adotaram uma silhueta totalmente tubular.


Devido à Segunda Guerra Mundial, o vestuário feminino dos anos 40 ficou mais sóbrio e masculino.



Nos anos 60, a imagem da modelo Twiggy tornou-se um padrão de beleza: magra, sem curvas, com jeito de menino e olhos grandes, novamente a moda estava geométrica e sem curvas. Yves Saint Laurent criou, em 1966, o smoking feminino, e causou rumores.

Twiggy

Nos anos 80, homens e mulheres adoptaram o visual andrógeno: algumas bandas adoptaram roupas coladas femininas, maquilhagem e cabelos compridos, ao contrário das mulheres, que adoptaram os fatos de ombros estruturados, prontas para assumir os cargos no mercado de trabalho, que antes eram prioridades masculinas.


Peças chaves: Imitam muito o estilo masculino, logo são blazeres com corte recto, calças oversized recto, camisa, e até em acessórios, como por exemplo, gravatas e laços.

Estilo Femininos - Eighties ou Anos 80

A moda eighties ou anos 80, a New Wave (nova onda) nasceu nos estados unidos em 1980, inspirou-se basicamente na onda da geração saúde e da febre da ginástica aeróbica. Contrariando a moda dos anos 60 e 70, onde num vestuário da moda prevalecia roupas largas, artesanais e de inspiração indiana, nos anos 80 o uso de roupas de ginástica (lycra, sapatilha, polaina) no cotidiano, combinadas a roupas excêntricas e exageradas, com cores cítricas, estampas de animais e sobretudo muito
estampado de bolinhas, foi sem dúvida o grande marco na moda da época.
Existiu 4 tipos nesta época, que são:

A atleta: geração saúde, nos anos 80 houve um estouro na procura por ginásios e ginástica aeróbica, ou seja o culto ao corpo. As roupas de ginástica invadiram as ruas. Leggings, hoddies, maios, polainas e os sneakers, todos de cores vibrantes, listados ou estampados; a monotonia não estava em voga.


A criativa: as cores fortes marcaram não só a extravagância, mas ainda o uso da criatividade nas composições. O uso de meias coloridas com sapatos abertos eram mais que um charme da época. O estilo despojado e jovem foi enfatizado pelo uso crescente do jeans nas calças, shorts, camisas, macacões e saias. As calças de Lycra em cores fortes e sapatos de salto alto também marcaram presença.


A roqueira: a cultura pop-rock ganhou muita força, e ícones como Madonna ditavam as tendências com excesso de informações. De estilo dramático e sexy, os looks tinham tramas abertas em blusas ou em meias arrastão, calças coloridas, corsets, muitos acessórios, pulseiras, colares, crucifixos, cabelo armado, faixas, tops de renda, blusas curtas, preto, cores vibrantes e boca marcada.

Madonna
A trabalhadora: em época de yuppies (young urban professionals), os fatos e taillers de modelagem ampla reflectiam a entrada da mulher no mundo competitivo, que sofisticada e independente não deixava a sensualidade de lado. As modelagens eram amplas, com pregas e drapeados, porém, com cintura alta e bem marcada, que mostravam as curvas do corpo definido. Para marcar ainda mais a imagem agressiva e poderosa no mundo corporativo, as ombreiras eram muito utilizadas e estavam presentes até em alças de sutiãs.


Peças-chave da época: leggings coloridas, polainas, casacos jeans, cores vivas, vibrantes e neon, tshirts de banda de rock, blusas curtas (cropped), meia 7/8, saias estampadas, tops coloridas, macacões, sobreposições, roupas de malha e lycra, ténis coloridos, vestidos justos, coletes, faixas, bandanas, pulseiras e colares em grande quantidade, maxi brincos, calça baggy semi-baggy, as sandálias de plástico e blusas de manga morcego.

Cabelo e Maquilhagem: volume e muita laca, fios enrolados, desfiados ou em camadas. Rabos assimétricos e no topo da cabeça também foram muito utilizados. Na maquilhagem, colorida desta época, com sombras fortes, olhos bem pintados e batons de cores vivas, como o vermelho, cor de rosa e castanho escuro.

14 de janeiro de 2016

Estilos Femininos - Sixties ou Anos 60

Foi nos anos 60 ou Sixties em Londres que as tradições foram quebradas!
Fim dos anos 50 e agora começa uma nova década com muitas mudanças no comportamento, principalmente pelo início do rock and roll. A imagem dos jovens com casacos de cabedal, poupa e calça jeans em motos e lambretas que antes era considerado uma imagem de rebeldia e atitude, nos anos 60 essa imagem passou a ser uma rebeldia ingénua. As mulheres com as suas roupas comportadas, vestidos e saias rodadas começavam a dar lugares as calças cigarette. A década de 1960 foi considerada uma época de liberdade, principalmente para as mulheres.

vestido                             Saia rodada                     Calças cigarette
Kat Von  D                    Amy Winehouse                      Katy Perry